quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Gafe da Copa (Luciano Huck)

Nem nos seus piores pesadelos Luciano Hulk poderia imaginar a repercussão negativa de seu post no facebook, e o que inicialmente serviria pra “desencalhar” as cariocas, se tornou o verdadeiro fiasco da copa, com direito a retirada do post e varias noticias sobre o  assunto. A galera se manifestou aos berros nas redes sociais, logo espalharam a noticia, e o apresentador viu a “Loucura, Loucura” que a internet e a liberdade de expressão são capazes de fazer.
A encrenca toda começou após o apresentador divulgar em sua pagina do facebook , inclusive que eu sigo, uma chamada  para mulheres solteiras e afins de um gringo como “príncipe encantado”, e que envia-se fotos e o motivo para isso. Por coincidência eu havia gravado um vídeo exatamente sobre este assunto na mesma semana, e fui umas das primeiras a dizer claramente que aquela ideia não era legal, marquei algumas amigas, e notei como outras seguidoras também estavam “inconformadas” com a ideia.
Em geral a reclamações eram diretamente contra ideia da intenção do programa em “vender” as brasileiras, alias como já acontece de varias formas através da televisão ou internet, neste caso, seria como uma “prostituta que não precisa pagar”. Todos sabem que existem um preconceito gigantesco com as brasileiras de forma especifica por parte dos estrangeiros, uns culpam carnaval, outros culpam  a liberdade sexual, mas no geram a culpa sempre recaí sobre as mulheres, sim, somos sempre as culpadas de tudo mesmo!
É claro que a oferta foi dirigida à mulheres maior de idade e conscientes do que querem, mas o que incomodou mesmo foi ver como se ofertam as pessoas como uma mercadoria, “as mulheres brasileiras são gostosas, e querem desencalhar”. Usam uma expressão machista para reafirmar uma propaganda negativa de que as mulheres brasileiras se vendem por pouco ou nada, ou quem sabe por uns quinze minutos de fama. É assim que somos generalizados o tempo todo por todos, e o veiculo de comunicação mais poderoso até os dias de hoje, a televisão, pensa em “fabricar” a nossa mascara, e “vender” como quiser.
A Copa do mundo é sim uma grande oportunidade de todos os brasileiros conhecerem outras culturas, viver experiências próprias e mostrar a si mesmo e aos estrangeiros que somos livres sim, e fazemos o que queremos. Não somos um corpo disponível aos gringos para que conheçam os prazeres da carne, putaria é putaria, e nunca precisou de programa de televisão pra isso.
No entanto, prefiro acreditar que ele não fez por mal, e que isso faz parte da televisão em busca de audiência a qualquer custo, mas alguém como o Luciano Huck deve saber onde colocar o seu nome construído com tanto trabalho.
 Hoje mulheres afim de um “gringo” descem até a praia de Copacabana e ficam ou conhecem os caras que achar que deve, não precisa de ninguém para apresentar ou expor isso em rede nacional.
 E quando eu quiser ver príncipes estrangeiros vou ao lugar certo. Na Disney. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog