domingo, 25 de dezembro de 2016

Na noite de natal


- Pai, porque estão dizendo que Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro? E que o natal se tornou uma data meramente comercial para estimular as pessoas a gastarem o 13º salário em presentes?

O pai a olhou espantado.

- O que você esta falando? Sente, e vamos começar a ceia.

- Não, eu preciso que me responda. - Disse a moça decidida.

- Você já tem 17 anos! Deveria saber. – Respondeu o pai ligeiramente irritado enquanto olhava para a família ao redor da mesa. - Eu quero comer.

- Eu só quero saber isso, é simples.

- Você deveria parar de ler coisas da internet.

- Sim, muitas coisas na internet são ruins. Mas eu também li, através de uma pesquisa que fiz sobre o Cristianismo, que Jesus Cristo tinha atitudes semelhantes ao que chamam hoje de comunismo, o senhor sabe me dizer o que é comunismo? Eu também li que é praticamente impossível Cristo ter traços europeus como nos filmes que eu sempre assisti quando criança, e que provavelmente ele era um homem negro. Mas eu fiquei pensando, quem teria interesse em mudar algo assim?

- Onde você leu isso? – Disse o pai nervoso enquanto olhava para os convidados.

- Esta menina já esta na universidade? – Perguntou um dos tios que também queria iniciar a ceia.

- Não. Ela é desocupada mesmo! – Respondeu o pai irritado. – Está precisando trabalhar, pra não sobrar tempo de ler bobagens e atrapalhar a ceia de Natal.

- Eu só estou dizendo que, pela região onde cristo nasceu e viveu ele não teria aqueles traços físicos que vemos nos filmes, sem contar o sol na moleira naquele lugar quente por onde ele passava pregando o tal de “amor ao próximo”, eu só achei estranho.

- E eu acho estranho você nesta idade sem trabalhar, na sua idade eu já estava cansado de trabalhar, e não tinha tempo pra ficar discutindo ou perguntando essas coisas. Agora podemos comer?

- Só mais uma pergunta.

O pai revirou os olhos. – Pelo amor de Cristo estamos todos com fome querendo celebrar o nascimento de Jesus. Pare de fazer perguntas!

- Por que todos dizem que natal é tempo de amor, e quando a tia Eunice disse que queria passar o natal com a gente, a tia Berenice disse que não podia porque íamos viajar, mas na verdade disseram isso porque ela assumiu que gosta de namorar mulheres. Por que ninguém  aqui ouve nada além da própria opinião, e não conseguem aceitar uma coisa que não muda em nada na vida de vocês!

30 minutos se passaram...

- Nossa que silêncio, a ceia deve mesmo estar boa. – Disse a mãe ao entrar na sala. Todos comiam. 
Até que a mãe viu algo estranho. – Por que a Beatriz esta com a boca amordaçada?

- Ela estava muito exaltada, falando bobagens, fazendo perguntas sem sentido e questionando os mandamentos de Cristo, isto é pecado! – Disse o pai convicto. – Ainda mais na noite de Natal.

- Mas... – Tentou dizer a mãe.

- Eu tinha que tomar uma atitude. Precisávamos comer!


Texto por: Grazy Nazario.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog