Biografia - Escritora, Filosofa e Feminista
Simone de Beauvoir foi uma escritora, filosofa e feminista francesa, e não é toa que possui seu nome gravado na historia moderna.
Seus estudos direcionam para o
conhecimentos diante da realidade da vida da mulher. Considerada como um dos
principais nomes do que chamam de “A segunda onda do feminismo”, Simone traz eu
seus estudos diversas fontes que explicam fatos e situações ainda atuais.
Entre as suas diversas obras, destacamos a mais conhecida “O Segundo Sexo”, que traz diversos estudos sobre a "construção" do que conhecemos como o ser mulher.
Simone Enerstine Lucie Marie Bertrand de Beauvoir.
Nascida em 09 de Janeiro de 1908, Paris, França.
Ainda menina Simone pensava em ser escritora, por influência do pai, Advogado e leitor compulsivo a leitura sempre esteve inserida no seu cotidiano.
Simone ao lado da mãe e irmã. |
Ao terminar os estudos na escola católica para meninas no ano de 1925, Simone iniciou o curso de matemática no Instituto Católico de Paris, e literatura e línguas no Institute Saint-Marie.
Em seguida iniciou o curso de Filosofia na Universidade de Sorbonne, e conheceu outros filósofos, participava dos grupos de estudos dos intelectuais, onde conheceu René Maheu, com quem teve um rápido envolvimento, e também Jean-Paul Sartre, com manteve um longo e conhecido como polêmico relacionamento.
Apesar de sua mais conhecida obra "O segundo Sexo", por sua abrangência e necessidade filosófica daquele momento, Simone escreveu de diversas formas para nos relatar questões do existencialismo, filosofias e pensamentos quanto a vida e seus possíveis caminhos. Entre romances, peças de teatro, comandava junto a Sartre um jornal periódico, também atuou como professora na Universidade Lycée Moliere lecionando Filosofia.
No entanto, existia ciumes, questões mal resolvidas e brigas internas diante do que se entendia por amor e entrega.
Entre idas e vindas, ambos ficaram ao lado um do outro, se consideravam parceiros de vida. Simone escreveu uma obra dedicada ao filósofo pouco antes de sua morte, falava sobre a decadência do homem e de seus pensamentos em si.
Morreu na França, em Paris em de Abril de 1986 por complicações de uma pneumonia, não teve filhos e foi enterrada ao lado de Sartre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário