segunda-feira, 8 de março de 2021

8 de Março - Um pouco sobre mulheres

 Dia 8 de Março comemora-se o dia internacional da Mulher. Até ai nenhum segredo. Por certo tempo se travou uma "briga" entre parecer hipócrita parabenizar as mulheres e presenteá-las, ou usar este dia para pensar sobre o que de fato está errado a ponto de ser preciso "comemorar" e falar sobre a importância e representatividade desta data.

Com o passar dos anos, e ao passo que mais mulheres passaram a estudar e perceber que de fato nenhum direito direcionado a elas é de "graça" e que precisamos de esforços reais para que eles permaneçam, a percepção foi mudando, e o uso da data também. O capitalismo tenta de alguma forma se apoderar da data como se fosse um dia para presentear, instigam o aquecimento do comércio, os galanteios e parabenizações. Mas o que de fato representará o dia internacional da mulher se os motivos da data não forem ditos? Será mais um dia para falar que mulheres são especiais por que fazem muitas coisas ao mesmo tempo? Como se isto fosse de fato agradável para elas, anulando mais uma vez o desejo de cada uma, ou a possibilidade de respirar e decidir o que se quer. 

 Mulheres são cercadas por todos os lados, ensinadas a servir e agradecer, rodeadas por muitos limites que vão desde questões sociais, exploração de nossa mão de obra, repressão, violência, objetificação sexual, entre outros. Tentam nos fazer acreditar que é bom receber flores e presentes, e que somos mau educadas quando não sorrimos por presentes que tentam comprar o nosso silêncio. Nos chamam de histéricas e nos fazem gritar para sermos ouvidas, tocam em nosso corpo como se fosse algo a servi-los, nos fazem acreditar em vulnerabilidade, quando eles é que são violentos. 

O dia 8 de março é a materialização de que nada está bom, e é preciso refletir e reconhecer privilégios, primeiramente entre as mulheres quando falamos de raça, e classe, e por parte dos homens em enxergar as mulheres como seres capazes e pensantes sem precisar ser uma extensão deles. As mulheres devem ser tratadas de forma educada e respeitosa não porque são da sua família, ou fazem algo para você, mas porque são seres humanos, simples assim.

Não há problemas em presentear uma mulher no dia 8 de março, ou em qualquer outro dia. É fato que muitas continuam a carregar muitos fardos, alguns até desconhecidos da maioria, quanto mais histórias sabemos, mais fica difícil ignorar o que acontece com as mulheres em todos os espaços que ocupam. Merecemos muitos presentes, e queremos todos eles, no entanto precisamos de colaboração prática na luta, e que não tentem nos explicar aquilo que vivemos todos os dias, ouçam um pouco mais, e parem de tentar nos fazer inferiores, pois não somos. 

Nunca foi a intenção do movimento que fundou a data do dia 8 de março como o dia internacional da mulher aquecer o comércio, ou se fazer merecer presentes por ser alguém que "faz tudo" aguentar porque é "guerreira". Queremos descanso, divisão de tarefas, finalizar relacionamentos e continuarmos vivas, também não seria mal andar a noite pelas ruas sem sentir medo, tomar um porre sem pensar em estupro, não sofrer violências, assédios, depreciação... etc. Enfim, ser livre!

O fato de ser guerreira é o que nos carrega para a luta exigir liberdade real, possibilidades que torne as nossas diferenças respeitadas, e que os direitos respeitem isso. Presentes são bem vindos, mas ler este texto e pensar no assunto é o que precisamos de verdade. 

Parabéns a todas as mulheres. 8 de Março. 

Repassem o texto, a mudança somos nós. 

Texto: Grazy Nazario. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog