quinta-feira, 25 de abril de 2019

Precisamos falar sobre a Reforma da Previdência


O assunto previdência social à primeira vista soa como algo complicado e muito chato, porém passada esta primeira impressão vemos que ele é complexo sim, confuso talvez, mas não tem nada de chato. Aliás, me arrisco a dizer que este assunto deveria ser tão comentado quanto a final do campeonato de futebol da sua cidade, mas nem Corinthians, Flamengo, Grêmio ou qualquer outro time do planeta merecem atenção como aquilo que transforma diretamente a nossa vida. A previdência é a realidade de um futuro próximo, tipo amanhã, é o dia a dia de verdade, não se engane ao pensar que o futuro não chega, e o tempo não passa, ele corre!

 Quanto tempo se passou desde que você estudava no ensino médio? Parecia que o tempo não ia passar, não é mesmo? Lembre-se que iremos envelhecer, parafraseando Belchior, “Como os nossos pais”.

Gritar é “campeão” é maravilhoso, mas garantir os nossos direitos mínimos como trabalhadores nos possibilita continuar torcendo com saúde, dignidade e em vida. Alguns assuntos vistos como não tão agradáveis faz parte das batalhas da vida, e merecemos viver bem. A nossa vida financeira é ultra importante e deve ser tratada como prioridade, afinal, infelizmente a nossa juventude e disposição para o trabalho não serão eternas, muito menos o mercado de trabalho estará aberto para pessoas com qualquer capacidade reduzida. A cada dia a selva capitalista se torna mais selvagem, e precisamos cuidar uns dos outros.

A previdência social é uma conquista antiga dos trabalhadores, e a sua função não deve ser de “lucrar”, e sim “cuidar” dos contribuintes. Somos todos nós juntos, cada um em sua área com a sua mão de obra que “sustenta” toda a produção e serviços do país. Não se trata apenas de aposentadoria, também de cuidados gerais, como doença ou acidente, nestes casos, este fundo de reserva irá garantir que continuemos a viver dignamente.

Entre algumas situações sugeridas nesta reforma está o calculo de tempo e idade praticamente impossíveis de serem alcançados, sem contar que para aqueles que cumprirem as novas exigências e se aposentar, receberão 60% do seu salario. É a combinação de 62 anos (mulheres), 65 (homens) e contribuição (sem falhas) de árduos 40 anos para não receber o valor do seu salario integral. Dá pra acreditar?

Claro que é tentador ignorar que estamos sendo atropelados por políticas vergonhosas que não se importam com as necessidades do povo, dói menos não participar de alguns assuntos para não se sentir responsável pelos resultados. Mas até quando iremos fechar os olhos para o que nos prejudica? Vamos pensar que, a fatura do seu cartão esta vencendo, você sabe que não vai conseguir pagar o valor total, mas vai deixando, ignora a divida, finge que não é com você, e o tempo passa. O cartão fica com uma divida impagável, e pode se passar um, dois ou dez anos, de algum jeito você pagará por ela. O momento pede para agirmos como verdadeiros patriotas, e nos preocupar com o desenvolvimento do país e de sua própria condição de vida.  

Não dá para ignorar o que está acontecendo, e permitir que aprovem este desmonte de direitos, como se fosse correto mudar leis para burlar direitos. Políticos são eleitos pelo povo para trabalhar para o povo. Não finja que não é da sua conta, é o pãozinho de cada dia sendo tirado da nossa mesa.

Brasileiros e brasileiras, o nosso espaço de fala é com o nosso colega de trabalho, familiares e amigos, este país é nosso! Converse sobre isso, se informe, compare países que mudaram para este tipo de previdência e veja como está a população após poucos anos de reforma. O Chile, por exemplo, que sofreu uma reforma parecida conta com altos índices de idosos suicidas, ninguém quer viver a míngua depois de trabalhar uma vida inteira. Pesquise sobre a reforma, e entenda porque estão escondendo o valor do tal rombo da previdência. O conhecimento é a nossa melhor arma. Resistiremos!

Realizar uma reforma significa ajustar o que já existe conforme as mudanças que inevitavelmente acontecem, sejam mudanças sociais, financeiras entre outras. Isto é compreensível e aceitável, desde que respeite as pessoas, as necessidades de trabalhadores e trabalhadoras sem os tratar como maquinas. É preciso avaliar a real expectativa de vida e saúde desses contribuintes, considerando todos os aspectos de trabalho que exercem.

 A reforma da previdência como apresentada hoje é uma tentativa de impossibilitar as pessoas de se aposentar, ou ter qualquer proteção como trabalhador. Se você é trabalhador abra os olhos, a pressão popular é a única arma para nos defender da manipulação daqueles que continuam a enganar o povo. Se você é empresário, seja humano! A degradação dos trabalhadores e trabalhadoras não pode ser vista como beneficio em nenhuma hipótese.

Deixo aqui alguns links sobre os dados citados no texto acima, com a função de facilitar a informação e compartilhar estudos sobre o assunto. Também é possível simular o seu tempo de aposentadoria para qualquer pessoa por tempo e idade para uma simulação real, o resultado é assustador.


Texto por: Bell Braga.

Calculadora da Reforma da Previdência.

Links sobre a proposta de reforma.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog